top of page

Maine Coon

E os mistérios que os envolvem...

Certamente, essa é uma das raças felinas norte-americanas mais antigas. Apesar de ser reconhecido como um gato nativo do estado de Maine, nos Estados Unidos, a origem do Maine Coon passa por muitas lendas e histórias fascinantes que tornam a figura desta raça ainda mais enigmática e cheia de mistérios....

1.jpg
kirsten-kluge--4dIgm9ZMys-unsplash.jpg

Algumas histórias nos contam  que o Maine Coon havia sido fruto de cruzamentos entre gatos selvagens das florestas, gatos domésticos e guaxinins, cujo nome em inglês é Racoon, de onde vem o termo Coon para o nome da raça Maine Coon, assim portanto explicaria as imensas caudas tão grossas e peludas.

 

No entanto, existe também outra história bastante curiosa, de que possivelmente essa maravilhosa raça teria surgido da cruza entre linces pardos com gatos domésticos, o que explicaria os tufos nas orelhas e nas patas e o seu majestoso tamanho e porte.

macey-bundt-AVXrEyc5ViE-unsplash.jpg
sergey-semin-405Q7642t1E-unsplash.jpg

Quer saber mais?

Porém, a origem biologicamente mais aceita pelos criadores desta raça  é a de que esses majestosos felinos teriam surgido através de cópulas entre  gatos domésticos de pelo curto norte-americano e gatos de pelos longos vindos da Europa, seja pelos Vikings, seja pelos próprios marinheiros da antiga colônia de New England, que abarcava toda a região nordeste dos Estados Unidos naquela época.

 

Vale contar também que o mistério que ronda a origem do Maine Coon não para por ai e que existem muitas outras histórias ….uma outra bem interessante é de que Maria Antonieta de Habsburgo, uma arquiduquesa da Áustria, e rainha consorte da França, esposa do Rei Luís XVI, em sua fuga, durante a Revolução Francesa, enviou  seus seis gatos de estimação para a região de Wiscasset, no próprio estado de Maine.

 

Por fim, e não menos interessante, outra lenda que nos enche de mistério e magia sobre  a origem dessa raça, seria de que esses felinos teriam recebido esse nome (Maine Coon) em homenagem ao Capitão de um navio de nome, Coon. Esse Capitão  teria sido o responsável por dar origem a essa raça, pois trouxe consigo em seu navio gatos domésticos, os quais sua função eram caçar ratos no navio, e esses por sua vez, ao serem desembarcados, no litoral do Maine, correram para a florestas onde cruzaram com gatos selvagens.

O Comportamento do Maine Coon

Provavelmente você já tenha ouvido falar “O GIGANTE GENTIL” quando nos referimos ao Maine Coon né???  Pois é. Esse é um apelido  dedicado exclusivamente a ele, de forma  carinhosa devido ao seu tamanho GIGANTE  bem maior e fora do comum para a maioria dos gatos domésticos. Logo, o GENTIL é outro adjetivo que faz jus a esse felino fantástico, pois seu temperamento é extremamente dócil e amável com os adultos, crianças e até com outros animais.

Seu tamanho

 O Maine Coon é considerado a maior raça de gato doméstico do mundo. Enquanto que a maioria dos gatos domésticos tem de 46 à 50 cm de comprimento e pesa de 5  a 6  kg, o nosso imponente Maine Coon é um exuberante felino  que atinge 1 metro de comprimento (no mínimo) do focinho ao rabo  com a maior facilidade.

 

Pesando entre 09 e 12 kg, atingem seu potencial máximo de crescimento até os 5 anos de idade.

 

Atualmente, o título de maior gato do mundo (vivo) pertence a um Maine Coon, que mede 1,20 m de comprimento e se chama Barivel. Há relatos de que eles podem atingir até 1,27 de comprimento.

amber-kipp-H8cEqBeaq4Q-unsplash.jpg

Quer saber mais sobre eles?

bottom of page