top of page
  • Foto do escritorGatil Gold Cat

Principais doenças que podem acometer nossos felinos - Parte 1

Existem diversas doenças, algumas mais graves e outras menos, que podem prejudicar a saúde dos nossos felinos. Felizmente, com a prevenção adequada é possível evitá-las, pois para algumas delas existem vacinas. Esta doenças são:


  • Panleucopenia felina;

  • Rinotraqueite felina;

  • Calicivirose ou calicivírus felino;

  • Pneumonite felina;

  • Peritonite infecciosa (PIF);

  • Imunodeficiência felina (FIV);

  • Leucemia felina (Felv).


 

Panleucopenia felina

A panleucopenia é uma doença provocada por um parvovírus que, de alguma forma, está relacionado com o parvovírus canino. Também é conhecida como cinomose felina, enterite ou gastroenterite infecciosa. A infecção ocorre pelo contato com fluidos corporais de um animal infectado. Os sintomas mais comuns incluem febre e, mais tarde, hipotermia, vômitos, diarreia, depressão, fraqueza, desidratação e anorexia. Realizando exames de sangue, é possível verificar uma queda significativa dos glóbulos brancos e/ou leucócitos. Esta doença viral afeta filhotes e felinos jovens de forma mais grave. O tratamento consiste em hidratação intravenosa e antibióticos, entre outras coisas que dependem do avanço da doença e do estado do gato doente. Esta doença é mortal, então é importante separar o gato doente dos demais. A prevenção consiste em vacinar e evitar o contato do seu pet com outros gatos já doentes



 


Rinotraqueite felina


A maioria das doenças respiratórias em gatos são causadas pelo vírus dessa doença (herpesvírus) que permanece nas vias aéreas, provocando infecções do trato respiratório. A rinotraqueite afeta particularmente felinos jovens não vacinados, podendo também afetar os filhotes. Seus sintomas incluem febre, espirros, coriza, conjuntivite, lacrimejamento e até úlceras na córnea. Os felinos são contaminados através do contato com fluidos como secreções nasais e a saliva, através de compartilhamentos de bebedouros e comedouros.

Esta doença pode ser prevenida com a vacinação adequada. Infelizmente, ainda não existe um tratamento específico para a doença, sendo tratados somente seus sintomas. Os gatos curados tornam-se portadores, uma vez que já não apresentam os sintomas, mas continuam a hospedar o vírus, podendo infetar outros indivíduos. O ideal é a prevenção através da vacinação V3, V4 ou V5.



 

Calicivirose ou calicivírus felino


A Calicivirose é uma doença viral felina provocada por um picornavírus. Seus sintomas incluem espirros, febre, muita salivação e até úlceras e bolhas na boca e na língua desses animais. Infelizmente é uma doença generalizada com alta mortalidade. Estatísticamente, entre 30 e 40% dos casos de infecções respiratórias é caso de Calicivirose, perdendo apenas para a rinotraqueite que atinge esses animais numa porcentagem de 45 a 50%. O felino afetado que consiga superar a doença passa a ser transportador dela, podendo transmitir a doença a outros animais saudáveis.




FONTES

Ourofino

saude animal

https://www.ourofinopet.com/

21 visualizações0 comentário
bottom of page